sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O cara do dia!

Pois é, né, gente, hoje em dia todo mundo celebra o dia de São Valentim, ou Valentine's Day. Calmaê, calmaê, eu não sou contra não, acho o maior barato essa integração de culturas, sempre aproveito a data para ensinar a história e os costumes para meus alunos! Mas quem foi esse cara? Fiz um pequeno apanhado de dados e juntei aqui para nós!

Este é o meu santinho de São Valentim que trouxe da Irlanda. Para maltratá-lo,
como se faz com St. Antônio, eu o deixo grudado na porta do meu frigobar,
e o imã diz "tolo astucioso"! (não está funcionando) 
 Ele foi um padre romano no tempo do Imperador Claudius, O Godo, que perseguia a igreja e proibia o casamento de pessoas jovens baseado na hipótese que soldados solteiros lutavam melhor que os casados porque estes poderiam temer pelas suas esposas caso eles viessem a morrer. Aí que entra o Vavá, ele casava os apaixonados em segredo!!! OOOOOUUUNNNN!!! Eventualmente ele foi capturado, torturado e condenado à morte. Esta é uma das histórias que são contadas sobre o santo e também é a mais facilmente encontrada quando se faz uma pesquisa aqui pela internet (*).

Uma outra lenda muito contada também é que durante suas últimas semanas de vida um carcereiro do imperador, sabendo das habilidades curativas de Valentim, levou sua filha cega, Júlia, até sua casa e pediu sua intervenção, e ele a examinou e tratou seus olhos com unguento e remarcou visitas. Com o tempo ele começou a lhe lecionar história, aritmética, falava sobre Deus, de modo que ela pudesse ver o mundo através de suas palavras. Ela acreditava que se livraria da cegueira e eles oravam juntos para que isso acontecesse, embora não tenha ocorrido, mas a menina e seu pai nunca perderam sua fé. Até que um dia os soldados romanos prenderam Valentim devido suas práticas secretas e os tratamentos que oferecia. O pai da menina quis intervir em seu favor, mas não havia nada que pudesse fazer. Sabendo que sua execução era eminente Valentim pediu ao carcereiro por papel, pena e caneta para escrever uma carta de despedida para Julia na qual ele pedia que ela não se afastasse de Deus e assinou "do seu Valentim" (em inglês, from your Valentine). No dia seguinte, 14 de fevereiro do ano 269 d.C., ele foi executado. Suspiro... Esta é a minha lenda favorita! (**)

Há quem diga que ele se apaixonou por ela e por isso o desespero ao escrever a carta.

Na Europa e nos EUA os enamorados trocam presentes, flores e chocolates, mas a tradição não se restringe apenas a eles. É muito comum enviar cartões para amigos com mensagens queridas e algumas vezes pode-se assinar apenas "do seu Valentim", para brincar com a pessoa e ela ter que descobrir.

Church of Our Lady of Mount Carmel,
Whitefriar Street, Dublin, Ireland.
Em Dublim, capital da Irlanda, existe a Igreja de Nossa Senhora do Carmo na Whitefriar Street, na qual há um pequeno santuário para São Valentim e onde se encontra um relicário com parte dos restos mortais do santo levado para Dublim em 1835 pelo frade carmelita irlandês John Platt (**) em uma visita sua a Roma, mas o atual santuário foi construído na reforma que a igreja sofreu na década de 1950. Uma curiosidade: nesta mesma igreja há uma imagem de Nossa Senhora de Dublim, e é uma imagem negra, tal qual Nossa Senhora Aparecida.



O santuário
Eu tive um encontro particular com Vavá! Em janeiro de 2012 eu fui a Dublim e ao saber do santuário É CLARO que fui lá! Abaixo da imagem do santo fica um balcão que guarda o relicário e sobre esse balcão fica um caderno onde podemos, ham-ham, escrever seus pedidos. Apesar de isso parecer  apelativo tive uma surpresa muito agradável ao folhear o tal caderno: não há apenas pedidos, muitos retornam e agradecem por seus casamentos e até por conceberem seus filhos. Fiz meu pedido também, É LÓGICO, e não pedi só por mim, incluí amigas e amigos - 4 já se deram bem! menos eu... MAS, na mesma viagem eu tive uma surpresa muito agradável durante a mesma viagem, mas isso é babado para ooooutro post! Não me restringi apenas a escrever o pedido: acendi uma vela, a prova está abaixo, doei um euro para a igreja, coloquei a mão no vidro do balcão com o relicário e na hora que saí da igreja tinha um tonel de água benta gigante, enchi uma garrafa e bebi tudo num gargalo só!!! Depois eu fui à lojinha da igreja comprar lembrancinhas e um senhor me doou vários santinhos de São Valentim, e vou fazer um joguinho com vocês:

Me envie sua história de amor e as 5 mais bonitinhas eu não só vou publicar aqui no blog como também vou enviar um santinho desses que trouxe da Irlanda com um presentinho via correio. O e-mail do blog é flaviawk@gmail.com, apenas deixe um recado nos comentários quando de enviar, ok?! Anonimidade garantida caso seja essa a sua vontade.

Desejo muito amor aos apaixonados e nós que ainda não encontramos não percamos a esperança de encontrar o amor de verdade nessa vida!!!

Muitos beijos, flores e chocolates para todos vocês!!!

Flávia Criola

Eu no Santuário de S. Valentim na Igreja do Carmo, Janeiro 2012

O verso do santinho que ganhei na igreja, a oração diz:
"S. Valentim, toque o coração de nossos jovens;
interceda por nossas necessidades;
ouça a minha prece."


Referências

(*) http://www.cbn.com/spirituallife/ChurchandMinistry/churchhistory/st_valentine_the_real_story.aspx
(**) http://www.carmelites.ie/stvalentine.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pequenos passos

 Como tem sido nos últimos meses, mais uma vez eu já acordei cansada. Mas, era mais um cansaço emocional, porque fisicamente eu estava bem. ...