domingo, 25 de agosto de 2013

A toa

Hoje foi domingo e amanhã retorno ao trabalho depois de duas semanas inteiras em casa sem trabalhar por estar rouca. Durante esse período eu tive tempo de sobra para organizar meus armários, ir a compromissos que coincidem com o horário de trabalho, planejar o mês e descansar. Muito! Quando os alunos entraram em férias em julho eu viajei para um seminário e não fiz o recesso e como eu sempre procuro ver o lado bom das coisas eu aproveitei esses 15 dias para me jogar ao ócio sem qualquer culpa, e como foi bom!

Ontem, no sábado, senti aquele desconforto característico de quando acabam as férias e temos que voltar a trabalhar, e quis correr contra o tempo para adiantar o planejamento das aulas desta semana para não me atropelar, mas não conseguia me concentrar. Depois do almoço joguei a toalha, coloquei um filme e me deitei. Dormi aquele sono característico que se dorme depois do almoço nos fins de semana. Quando acordei ainda me sentia cansada. Tomei um banho, conversei um pouco com minhas colegas que dividem a casa comigo e às 20:30h eu já estava pronta para dormir de novo. Não havia muito que fazer, estava frio e eu não estava no clima de sair de casa. Coloquei outro filme e nem sei que horas dormi, só sei que apaguei.

Quando acordei hoje pela manhã eu estava completamente descansada, parecia que eu havia dormido os 15 dias sem intervalo! Eram 8 da manhã e levantei num pulo e tomei meu amado café, estava tão empolgada que comi meu pãozinho caseiro ouvindo Paradise City do Guns N’Roses! Aí eu peguei meus livros para aproveitar o gás e planejar tudo de uma vez só e de maneira bem prática, afinal, meu cérebro estava fortalecido com todo o sono, mas eu olhava para aquelas páginas e as letrinhas embaralhavam... Depois de ter feito uma coisa aqui e outra ali joguei a toalha de novo e fui preparar o almoço.

Fiz uma comida bem fresquinha, com salada, e depois do almoço fiz as unhas. Quando acabei, olhei para minha cama e ela me chamou! Deitei e dormi umas duas horas seguidas. Acordei me sentindo melhor do que pela manhã. Agora sim que eu vou fazer algo que tenho que fazer para me adiantar (porque tenho que fazer agora mesmo) e não me sinto tão confusa quanto antes.

Bem, disse todas essas coisas porque antes de me sentar para seguir com meu serviço de casa me peguei pensando até onde, durante a nossa correria da rotina de trabalho, separamos um tempo só para nós mesmos? Um tempo para fazer qualquer coisa que nos apeteça sem nos preocuparmos com nada, pelo simples prazer de ficar a toa... Sempre que nos dedicamos ao fazer-nada não nos entregamos totalmente ao descanso e antecipamos o seu fim em prol de retomar as atividades pendentes.

Por que carregamos tanta culpa para nos permitir um pouco de qualquer prazer inofensivo?

Eu tenho mania, na verdade é uma neurose, com organização. Quero que tudo meu esteja em seu devido lugar sempre. Para conseguir manter as coisas assim eu desenvolvi a estratégia de anotar todos os meus afazeres para o dia seguinte de modo a visualizar e me preparar mentalmente. Dessa forma, sei que tenho um tempo ‘x’ até que eu me comprometa novamente então sei se tenho tempo para ficar a toa, dormir, assar um pão, ver filme, essas coisas mesmo.

Parece coisa de maluco, e é mesmo, mas depois que passei a fazer isso eu consigo tempo para tudo, coloquei minhas leituras em dia, parei de me sentir em apavorada com o fim de um dia de folga, e sempre sei que vou ter tempo para descansar a noite e acordar bem no outro dia.

Sempre que estou me divertindo com o ócio eu me jogo mesmo,  não sinto qualquer culpa, afinal, eu trabalho muito, trabalhar com adolescentes requer muita energia vital e eu mereço!

Vá por mim, se organize e tire um tempo para fazer aquilo que mais te dá prazer e que só você se beneficia. Um pouco de egoísmo visando o nosso bem estar é muito saudável!

Amanhã eu tenho muuuuuitas coisas para fazer, mas agora, eu estou quentinha embaixo do meu edredom, curtindo um chazinho e escrevendo para meu blog. Só amanhã, quando eu acordar, que vou me preocupar com as coisas que tenho para fazer!

Boa noite e boa semana!


Flávia Criola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pequenos passos

 Como tem sido nos últimos meses, mais uma vez eu já acordei cansada. Mas, era mais um cansaço emocional, porque fisicamente eu estava bem. ...