sábado, 24 de agosto de 2013

Quando dormir é um problema

Eu sempre tive problemas para dormir, desde muito nova, até que um dia minha mãe resolveu me levar a um homeopata buscando uma alternativa de tratamento menos agressiva, afinal, eu tinha apenas 16 anos. Na época o tratamento funcionou, mas o tal homeopata quis me convencer de que para dormirmos bem temos que viver bem, mas para mim esta lógica funciona ao contrário e imediatamente o retruquei. Mas hoje, com alguma relutância, eu concordaria com ele.

Ultimamente tenho visto muitas pessoas reclamarem de falta de sono de qualidade, mas nunca vejo alguém tomando qualquer atitude para melhorar isso. Já reparou que quando reclamamos de insônia nunca buscamos uma solução para o problema? Parece que fazemos isso esperando que a outra pessoa apresente uma solução milagrosa, ou partimos para o mais rápido consumindo medicações que podem prejudicar a longo prazo. Precisamos lançar mão de coisas que melhorem nossa disposição no dia-a-dia e buscarmos ações simples para resolver as coisas.

Recentemente, em uma visita ao otorrinolaringologista para tratar uma rouquidão descobri que tenho refluxo. Nada grave, mas altamente prejudicial para as cordas vocais, e preciso dar minhas aulas, né? Ele me receitou uma série de medidas a serem tomadas durante o tratamento que decidi compartilhar com vocês, vai que tem alguma professora tagarela passando pelo mesmo, já fica a dica. Não se trata de uso de medicações, portanto não há contraindicações e qualquer um pode fazer!

Para a voz:
- não gritar ou falar por muito tempo e não falar em ambientes ruidosos. (FORÇA, CRIOLA!!)
-evitar bebidas alcoólicas, pois estas atuam como anestésicos, melhorando a voz aparentemente, o mesmo acontece com sprays e pastilhas.
- ingerir muita água, principalmente em ambientes com ar condicionado.
- ingerir uma maçã ao dia.
- mastigar bem os alimentos e evitar achocolatados e derivados do leite.
- tratar problemas digestivos, pois estes influenciam no funcionamento da laringe.

E estes são alguns dos que ele recomendou para o refluxo:
- evite café, chá mate e chá preto (MALDITO!)
- evite alimentos apimentados, gordurosos e frituras. Modere nas frutas cítricas, tomates e derivados.
- não coma em grande quantidade durante as refeições (FALA SÉRIO!). Se alimente em pequenas quantidades em intervalos moderados.
- não tome bebidas com gás e bebidas alcóolicas, principalmente à noite.
- não tome líquido durante ou logo após as refeições e evite dormir de barriga cheia.
- e agora o golpe mortal: se acima do peso, procure emagrecer. Juro que quando li esta ouvi um grande “SE VIRA” logo em seguida.

Embora sejam ações para o tratamento do refluxo, são medidas disciplinares que visam melhorar a minha qualidade de vida, e vi que a chave para começar a me sentir melhor é me alimentar bem. Tenho muita afinidade por alimentação natural então fui a uma dessas lojinhas cheias de cereais, frutas secas, chás e medicações fitoterápicas e adquiri uma variedade de coisas que podem ver na foto abaixo.

Tenho plena consciência que consumir esses produtos não funcionará como mágica, mas mal também não vai fazer. Escolhi coisas que gosto e consumo desde sempre seguindo as orientações de um especialista. Se você precisa fazer o mesmo procure orientação profissional e faça uma avaliação de como está se alimentando ultimamente e escolha alimentos que sejam saudáveis e que agradam o seu paladar. Mas tenho certeza que um pouco de bom senso nessas horas ajuda muito.

O próximo passo que quero tomar para me alimentar melhor é consumir produtos orgânicos, para isso estou para a feira AGORA! Assim que já tiver resultados dessa minha empreitada eu compartilho com vocês.

Um beijão, 


Flávia Criola

Da esquerda para a direita: maçã seca, leite de soja, farelo para vitaminas para tomar a noite (não gosto de jantar), uvas passas, damascos, castanha do Pará (é bom para quem não come carne, como eu), chá de alcachofra (digestivo), chá de alecrim (ajuda na falta de sono) e cápsulas de garcínia (moderador de, ham-ham, apetite). Frutas secas ajudam muito na hora que dá vontade de comer doces, e são uma delícia!!! Eu juro que vou consumir com moderação!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pequenos passos

 Como tem sido nos últimos meses, mais uma vez eu já acordei cansada. Mas, era mais um cansaço emocional, porque fisicamente eu estava bem. ...