domingo, 13 de julho de 2014

2 anos!

Caramba! Hoje faz dois anos que me mandei para Floripa!



22 anos atrás eu e minha família passamos por aqui durante as férias e foi amor à primeira vista. Fomos direto à praia da Joaquina, onde tirei a foto (cafona, diga-se de passagem), e este lugar sempre foi especial pra mim. Fico feliz depois desses dois anos por saber que minhas expectativas não estavam erradas, me sinto bem e em casa. Me lembro direitinho tudo o que sentia quando saí de Vitória para vir para cá, cheia de confiança, minha mãe, e eu, chorando no aeroporto, TODAS as minhas amigas de trabalho me desejando o melhor, muitas certezas e um plano muito bem traçado. Mas É CLARO que nem tudo saiu como eu previ! Clássico... Mas isso é muito bom para ajudar a lembrar que não dá para manter sempre os sonhos, ou planos, ou como se quiser chamar.

Eu não gosto muito dessas frases feitas: “o que tiver que ser, será”, ou, “se tiver que ser seu, vai ser”, “o que é seu está guardado”,  “não estava na hora”,e a pior, “não era para ser”... para mim são o consolo mais inútil que existe, e nesses últimos dois anos as ouvi muito... TODAS elas...  mordo minha língua para dizer que há um fundo de verdade nisso tudo. Para eu ter escrito isso dá para deduzir que as certifiquei na prática, e houve momentos que eu quase desisti e pensei em voltar para a terrinha, mas ainda bem que não fiz isso. Não vou ficar aqui narrando minhas aventuras e desventuras na Ilha da Magia, como Florianópolis é carinhosamente apelidada, mas vou compartilhar algumas das conclusões a que cheguei:

- tenha sempre um plano B, SEMPRE! Temos que estar preparados para as coisas não darem certo, por mais otimistas que sejamos e estejamos em qualquer empreitada.
- sua família é quem mais vai te apoiar, não tenha dúvidas, ainda que te esculhambem durante algum vacilo seu, mas são as pessoas que vão segurar todas e as últimas pontas.
- não adianta querer correr contra o tempo, o ritmo deve ser devagar e sempre.
- as pessoas que são conectadas a você espiritualmente VÃO ao seu encontro e onde quer que esteja vai fazer amigos que vão estar com você em qualquer lugar.
- fazer amizade com motorista e trocador de ônibus é sempre um bom negócio!
- e se quando você chega ao terminal o seu ônibus está prestes a sair e você está correndo na direção oposta a dele, é só correr na frente dele porque assim o motorista não vai poder te atropelar e vai ser obrigado a abrir a porta!
- alunos são alunos em qualquer lugar do mundo, e quanto mais dinheiro suas famílias têm mais difíceis são. Ah, e não estão nem aí para o esforço que você faz para o aprendizado deles. Mas se você der a sorte de lecionar uma turma de pessoas especialmente legais, você viverá os melhores momentos em sala de aula.
- não importa o quanto você se esforça por algo ou alguém, se você estiver lidando com pessoas egoístas, só vão ver aquilo que lhes interessa. Há pessoas que passam por cima dos seus sentimentos, se for necessário, para não dar o braço a torcer que estão errados. E se alguém é injusto com você, não vai doer nada ignorar esta pessoa, ela já fez isso, não acha?
- e NÃO PERCA seu tempo se vingando de ninguém, o mundo dá conta disso e você não suja suas mãos nem sua consciência! Aliás, consciência limpa e tranqüila é o melhor calmante.
- comprar na feira é melhor!
- homens... aaah, os homens... gostam de controlar a situação, podem até estar envolvidos, mas se fazem de machões... tolinhos...
- ser sozinha e estar sozinha são coisas completamente diferentes, e há maneiras de driblar as duas situações para não pirar. Vá arrumar seu quarto, faça uma horta, adquira um hobbie, leia boas coisas, vá caminhar num calçadão.
- as coisas que devem ser nossas de fato vêm até nós e ninguém tira.
- a maturidade que se adquire depois de momentos difíceis é impagável!
- a felicidade é uma vadia que anda sempre do seu lado, escondida, e no momento que você desiste ela parte para cima e te agarra de surpresa e com todos seus braços, bandida!
- casa é onde você está!

Foi como eu disse para minha prima hoje, “nada aconteceu como planejei, mas gosto de como as coisas estão”. Temos que aceitar a vida com todas as suas coisas, boas e ruins. O sentimento maior que tenho hoje é de gratidão, a tudo e todos. Pelo menos mais dois anos eu sei que ainda fico aqui, já que vou fazer o mestrado, finalmente. Espero que as coisas que aprendi sirvam para mais alguém.

Divida sempre as coisas boas, perca o medo da derrota e aprenda sempre, em qualquer situação!

Um beijo!


Flávia Criola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pequenos passos

 Como tem sido nos últimos meses, mais uma vez eu já acordei cansada. Mas, era mais um cansaço emocional, porque fisicamente eu estava bem. ...